Sofre com dor de cabeça? Confira cinco dicas para conseguir alívio sem recorrer a remédios

Compartilhar

A dor de cabeça é um mal extremamente comum entre os brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, pelo menos 20% das mulheres e 10% dos homens no Brasil são obrigados a conviver com crises de enxaqueca. No entanto, a dor de cabeça quando não é crônica, pode ser aliviada sem a necessidade de remédios.

Apesar de estarmos entrando no inverno em tempos de Covid-19, a dor de cabeça nem sempre está associada a doenças. A causa pode ser estresse, má alimentação, cansaço, ansiedade, entre outros. Na maior parte das vezes, medidas simples podem acabar com a dor.

Dor de cabeça nem sempre está associada a doenças. Foto: Pixabay

Aumentar a ingestão de líquidos e colocar compressas no local dolorido pode ajudar a dar um tempo na dor de cabeça. Contudo, se a durar de durar mais de 3 dias e não melhorar ou se tiver acompanhada de sintomas como vômitos, febre, vômitos ou cansaço em excesso, é importante procurar um médico para saber o que está acontecendo. Após alguns exames, ele pode orientar qual deve ser o tratamento adequado.

6 causas da dor de cabeça que você nem imagina; faxina está entre elas
Saiba diferenciar os sintomas de gripe e resfriado com os da Covid
Médicos recomendam check-up pós-Covid para detectar e tratar sequelas da doença

Pensando em ensinar medidas simples, o Blog Tua Saúde listou 5 dicas com o que você pode fazer em casa para acabar com a dor de cabeça:

1. Compressas Frias ou Mornas

Compressas podem ajudar contra dores de cabeça. Foto: Unsplash

As compressas devem ser aplicadas a cabeça por cerca de 15 a 20 minutos no local onde há a dor. A compressa fria é normalmente indicada quando a dor de cabeça é típica da enxaqueca, ou seja, quando é constante e, em alguns casos, acompanhada por outros sintomas. Em todo caso, as compressas de água morna são indicadas para quando a dor de cabeça é tensional ou desencadeada por causa de estresse.

2. Tomar café

Café pode ser usado para aliviar dores de cabeça. Foto: Pixabay

Uma xícara de café forte e sem açúcar pode ajudar a combater a dor de cabeça. No entanto, tome essa atitude apenas se você tiver boa tolerância a cafeína. Caso contrário, sua dor pode ficar ainda mais acentuada. Além do café, a ingestão de líquidos ao longo do dia também é essencial.

3. Massagem na cabeça

Massagem na cabeça também é boa alternativa para acabar com as dores. Foto: Pixabay

As massagens na cabeça mobilizam a corrente sanguínea, diminuem a dor e ajudam a relaxar. A ideia é fazer com as pontas dos dedos, massageando a testa, nuca e parte lateral da cabeça.

4. Dormir bem

Dormir bem na noite anterior é essencial para te dar mais disposição no dia seguinte. Foto: Pixabay

A dor de cabeça pode ser uma indicação de que o seu corpo está precisando descansar. Pensando nisso, uma boa noite de sono poderá aliviar qualquer desconforto. Contudo, para que isso aconteça, evite ficar mexendo no smartphone ou na televisão até altas horas. Além disso, crie um ambiente escuro o suficiente para que você durma com tranquilidade.

5. Tomar chá

Chá de gengibre tem substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. Foto: Pixabay

Os chás podem ser ótimos para curar as dores de cabeça. Segundo especialistas, o chá de gengibre pode ajudar a acabar com o desconforto já que conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Se você sentir dor, basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber.

Publicado primeiro em Banda B » Sofre com dor de cabeça? Confira cinco dicas para conseguir alívio sem recorrer a remédios

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta