BCN 

Nº de vacinados contra gripe em Campinas sobe 67,5% em 1 semana, mas cobertura vacinal está em 30%

Compartilhar

Campanha começou em 12 de abril. Profissionais de saúde, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, grávidas e mulheres que tiveram parto em até 45 dias estão na primeira etapa e devem tomar a dose. Vacina da gripe protege contra Influenza A – H1N1, Influenza A – H3N2 e Influenza B; imunizante é produzido pelo Instituto Butantan
Divulgação/Instituto Butantan
Em uma semana, a Secretaria de Saúde de Campinas (SP) registrou um aumento de 67,5% no número de pessoas vacinadas contra a gripe na cidade. Apesar da alta de vacinados, nem metade da meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi alcançada ainda.
No dia 22 de abril, o total era de 25.994 imunizados. Dados divulgados nesta sexta-feira (30) apontam um balanço de 43.546 doses aplicadas até esta quinta (29), o equivalente a 30% do público-alvo da primeira etapa da campanha.
A vacinação começou em 12 de abril para os seguintes grupos: profissionais de saúde, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, grávidas e mulheres que tiveram parto em até 45 dias (puérperas).
O objetivo é imunizar 90% do público-alvo, que é de 145 mil moradores e trabalhadores da saúde em Campinas, até 10 de maio. No entanto, a vacina seguirá disponível a esses grupos após o início da segunda e etapa. Veja os detalhes do balanço na tabela abaixo:
Vacinados contra a gripe em Campinas
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan. É de dose única e protege contra três variantes do vírus: Influenza A – H1N1, Influenza A – H3N2 e Influenza B.
A imunização contra a gripe vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Profissionais de saúde
De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura, a quantidade de trabalhadores de saúde vacinados conta o vírus Influenza dobrou em sete dias. No último sábado (24), a metrópole promoveu o Dia D para imunizar esses profissionais
A partir da próxima segunda-feira (3), uma parceria entre a prefeitura e a Unimed vai viabilizar um local específico para a facilitar a aplicação das doses em profissionais de saúde das redes pública e privada.
De segunda à sábado, das 8h às 18h, a vacinação ocorrerá no CIS Guanabara, localizado na Rua Mário Siqueira, 829, bairro Guanabara. O espaço fica ao lado da Praça Mauá e atrás da Sede I da Unimed Campinas. Não é necessário fazer agendamento.
“Todos os cuidados em relação ao distanciamento social e regras de prevenção ao novo coronavírus também serão tomados durante a ação conjunta. Conforme o acordo firmado com a prefeitura, responsável pelo imunizante e insumos para a aplicação das doses, a Cooperativa vai oferecer os profissionais do Hospital Unimed Campinas (enfermeiros e técnicos de enfermagem) que aplicarão o imunizante nos trabalhadores elegíveis”, informou a Unimed.
Postos de vacinação para demais grupos
Os grupos da primeira etapa devem procurar o Centro de Saúde mais próximo da sua residência e conferir o horário de funcionamento das salas de vacinação em Campinas.
Não é necessário fazer agendamento e a consulta da unidade pode ser feita na página da prefeitura.
Próximas etapas da campanha contra gripe
A campanha contra gripe vai até 9 de julho em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% dos 16 grupos prioritários, que receberão a dose em três etapas. Veja o cronograma abaixo:
1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores
3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta