BCN 

Desligamento de refrigerador deixa 65 doses de vacina contra a Covid-19 sob análise em Trabiju

Compartilhar

Equipamento ficou sem energia durante o final de semana e só foi religado na segunda-feira. Imunizante da AstraZeneca passará por testes para saber se poderá ser utilizado ou deverá ser descartado. Doses de vacina contra a Covid serão analisadas após refrigerador de Trabiju ficar sem energia durante o final de semana
Prefeitura de Trabiju
Em Trabiju (SP), 65 doses de vacina AstraZeneca contra a Covid-19 serão analisadas após o refrigerador da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Morales ficar sem energia durante o final de semana. O imunizante passará por testes para saber se poderá ser utilizado ou deverá ser descartado.
Segundo a prefeitura, durante o final de semana, houve furto ou tentativa de furto de cabos da rede de energia na região, o que causou picos de energia no município. A ação ocasionou o desarmamento do disjuntor de proteção do refrigerador de vacinas e da central telefônica da unidade de saúde que é programada para discar para números programados em caso de falhas no equipamento.
Na segunda-feira (26), quando a equipe de saúde entrou para trabalhar, notou que o alarme do refrigerador das vacinas havia disparado. O problema foi resolvido às 7h30.
Análise
Doses da AstraZeneca estão guardadas em Trabiju esperando parecer sob a viabilidade de seu uso após desligamento do refrigerador
Prefeitura de Trabiju
Por questões de segurança, quando ocorre alteração de temperatura no armazenamento de vacinas, as autoridades competentes devem ser comunicadas e os frascos separados até que haja uma avaliação sobre a viabilidade ou não do uso.
Segundo a prefeitura , o procedimento foi feito de forma imediata e as doses deverão ser avaliadas em até 10 dias.
Segurança
A prefeitura disse ainda que o sistema de refrigeração tem diversos pontos de segurança. O refrigerador de armazenamento de vacinas possui baterias para funcionamento por pelo menos 24 horas em caso de queda de energia e passou por manutenção preventiva em janeiro de 2021.
Além disso, o equipamento possui um sistema de discagem para números programados em caso de falhas no equipamento que exijam presença de algum funcionário no local para identificação do problema. A UBS possui ainda um gerador de energia com acionamento automático para os casos de falta de energia.
A prefeitura informou que, como não houve falta de energia geral ou queda do disjuntor geral, o gerador de energia não foi acionado. Perante o desligamento dos dois equipamentos pelo desarmamento do disjuntor de proteção, o sistema de discagem do refrigerador não conseguiu efetuar as ligações para os celulares programados.
Com população estimada de 1.738 habitantes (em 2.020), Trabiju tem 93 casos de Covid-19 em toda a pandemia, dos quais 12 ocorreram em abril. O município tem apenas uma morte pela doença.
Segundo o vacinômetro, a cidade recebeu 495 doses de vacinas contra a Covid-19 e aplicou 452.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta