BCN 

Nível de usina hidrelétrica no interior de SP está em 12% da capacidade de armazenamento

Compartilhar

Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 2020, o nível da usina localizada às margens do Rio Grande, em Icém (SP), estava em mais de 70%. Nível da usina de Marimbondo está com 12% da capacidade de armazenamento
Reprodução/TV TEM
Devido à estiagem, o nível da usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém (SP), está em 12,82% da capacidade de armazenamento.
De acordo com as informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 2020, o nível da usina localizada às margens do Rio Grande estava em mais de 70%.
Este é o terceiro ano consecutivo com chuvas 27% abaixo na média histórica dos últimos 10 anos, segundo a Cetesb, por isso a hidrelétrica apresenta queda no nível do reservatório.
“Quando analisamos a média histórica dos últimos 10 anos, verificamos que as chuvas estão aproximadamente 27% abaixo da média histórica registrada no noroeste paulista. Este é um dado preocupante, principalmente também quando verificamos que a temperatura média anual está cerca de meio grau acima da média dos últimos 10 anos. Isso significa que estamos talvez iniciando um período de tendência de baixa precipitação pluviométrica, disponibilidade hídrica superficial ou subterrâneo”, explica o engenheiro sanitarista José Mario Ferreira de Andrade.
A usina de Marimbondo possui capacidade instalada de 1.440 mw e está operando conforme o despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Toda a energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que a distribui conforme a demanda.
Nível da usina de Marimbondo está com 12% da capacidade de armazenamento
Reprodução/TV TEM
Confira o volume do reservatório de Marimbondo nos últimos meses:
2021
Janeiro – 22,33 %
Fevereiro – 18,51 %
Março – 16,20 %
Abril – 12,87%
2020
Janeiro – 40,19 %
Fevereiro – 67,65 %
Março – 90,13 %
Abril – 79,60 %
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: veja as reportagens da região

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta