BCN 

Jonas Canesin Gomes é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado

Compartilhar

Ele sugeriu filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris. A receita foi escolhida na segunda fase que teve o penne ao molho vermelho como prato principal. Jonas Canesin Gomes está entre os 12 semifinalistas da segunda rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O engenheiro mecânico Jonas Canesin Gomes, de 34 anos, de Sertãozinho, conquistou uma vaga na segunda semifinal do concurso Tá Combinado sugerindo o filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris para acompanhar o prato principal, que era o penne ao molho vermelho.
Foram os realities shows que despertaram nele o interesse pela gastronomia a partir de 2015. Jonas assistia aos programas, reproduzia os pratos que eram preparados nas provas, desde os mais tradicionais até os mais difíceis, e percebeu que foi o suficiente para querer aprender mais. “Comecei a estudar por conta própria. Comprei um monte de livros e ia lendo, praticando e testando”, conta.
São as carnes, principalmente o filé mignon, que ele gosta mais de preparar. Antes da pandemia, fazia jantares com os primos, entre eles a noite dos vinhos com o filé. Atualmente, seus pais e a namorada são as pessoas que sempre provam seus preparos.
“Durante a semana, preparo receitas mais simples no jantar, pois durante o dia trabalho em uma metalúrgica. As mais caprichadas e as sobremesas ficam para o fim de semana, pois é quando tenho mais tempo de ir ao supermercado e procurar os ingredientes”, diz.
Quando sua mãe o avisou sobre o Tá Combinado, ele achou que o penne combinava bem com o molho de redução. Foi pensando na harmonização, que ele resgatou essa receita que havia preparado apenas uma vez há alguns anos. E deu certo.
Ao falar sobre a participação no Tá Combinado, ele se recordou de uma experiência que teve numa promoção no passado. “Há alguns anos, me inscrevi na promoção “Com o Savegnago você vira um chef”, fiz um prato e fui selecionado para a etapa presencial, mas eu estava na Bahia, viajando a trabalho, e não pude comparecer. Foi bem frustrante”, relata.
Desta vez, ele está por aqui!
Veja a receita:

Crédito: Arquivo pessoal
Filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris
Ingredientes:
Posta de 260g de filé mignon
20 dentes de alho
Azeite
Mix de pimentas
1 embalagem de iogurte desnatado natural Nestlé
1 taça de vinho tinto
200g de cogumelos Paris
Cheiro verde
Manteiga
Sal
Modo de preparo:
Em uma panela aquecida, coloque a manteiga e azeite. Feito isso, coloque os dentes de alho inteiros e o cheiro verde. Por último, o filé mignon temperado com sal e pimenta. Vá banhando com a mistura aquecida até atingir o ponto entre “ao ponto” e mal passado. Retire o filé, adicione o vinho tinto e o iogurte na panela e mexa até reduzir.
Em outra panela, coloque manteiga e azeite. Quando aquecidos, adicione o alho, o cogumelo Paris e o cheiro verde. Mexa até atingir o ponto desejado do cogumelo.
Monte o prato colocando o filé e o cogumelo por cima. Adicione o molho de iogurte e redução de vinho tinto. Está pronto para servir!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com penne ao molho vermelho?
Initial plugin text
Clique aqui para conhecer os outros semifinalistas da segunda fase do concurso Tá Combinado.

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta