BCN 

Sabor de Casa: veja a receita de frango caipira com quiabo e polenta da Alice

Compartilhar

Apesar de ganhar a vida vendendo bolos, Alice Medeiros, de Hortolândia (SP), também é especialista quando o assunto é comida caseira e saborosa. Alice Medeiros trouxe receita caseira, simples e saborosa à mesa da EPTV
Toni Mendes/EPTV
Quem vê os bolos caseiros feitos e vendidos por Alice Medeiros, de Hortolândia (SP), não imagina as saborosas receitas salgadas que ela guarda na manga, dentre elas a de frango caipira com quiabo e polenta. O preparo protagoniza o quadro “Sabor de Casa” desta quarta-feira (28), exibido pelo EPTV 1.
Natural de Irecê (BA), Alice aprendeu alguns dos segredos da receita, como a forma correta de cortar o frango, com o pai, Ornan Medeiros, também amante da cozinha. Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo.
O quadro “Sabor de Casa” quer mostrar receitas caseiras e contar histórias de cozinheiros das regiões de Campinas e Piracicaba. Quem quiser ver sua especialidade gastronômica também aqui no G1 e na telinha da EPTV, pode mandar sugestão pra gente. Saiba como participar clicando AQUI.
Frango caipira com quiabo e polenta da Alice
Ingredientes do frango com quiabo:
1 frango caipira em pedaços
300 g de quiabo
3 dentes de alho
1 cebola picada
1 colher de sopa de colorau
Pimenta calabresa e sal a gosto
Salsinha e coentro a gosto
Aqui vai uma dica da Alice: para tirar a “baba” do quiabo, deixe ele de molho no suco de um limão por aproximadamente 30 minutos antes de cozinhar.
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão coloque um pouco de óleo e deixe aquecer. Em seguida acrescente o alho e a cebola e deixe refogar.
Depois de refogar coloque as partes do frango e dê uma bela mexida. Tempere com sal, colorau e pimenta calabresa. Misture tudo a vá cobrindo o cozido com água quente.
Tampe a panela e, quando ela começar a chiar, conte mais 15 minutos. Desligue o fogo e deixe sair toda a pressão.
Experimente a consistência do frango: se ele estiver do agrado prossiga com a receita, se não, feche a panela e cozinhe até dar o ponto desejado.
Terminado o cozimento do frango, passe para os ingredientes para outra panela e adicione o quiabo.
Cozinhe por cerca de cinco minutos e finalize com cheiro verde.
Ingredientes da polenta:
5 colheres de sopa de fubá
1 litro de água quente
200 ml de água fria para dissolver o fubá
5 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
2 tabletes de caldo de galinha
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela dissolva as 5 colheres de fubá em 200 ml de água fria.
Em uma panela coloque um pouco de óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente os tabletes de caldo galinha e o fubá diluído, mexa para misturar tudo e, em seguida, coloque a água fervendo. Tempere com sal a gosto.
Baixe o fogo para médio e mexa sem parar por cerca de 20 minutos.
Coloque o cheiro verde quando engrossar e está pronto!
Veja mais sobre a gastronomia da região de Campinas

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta