BCN 

Pianista de São Carlos lança projeto financiado por lei federal após enfrentar dificuldades com a pandemia

Compartilhar

Composições autorais do músico estreiam nesta quarta-feira (28). Trio de jazz clássico lança três composições musicais liderado pelo pianista Murilo Barbosa, de São Carlos
Thiago Carreri/Psiu Studio
O pianista de São Carlos (SP) Murilo Barbosa anuncia seu novo projeto musical, composto por três canções autorais e com estreia para esta quarta-feira (28).
As produções estão sendo financiadas pela lei Aldir Blanc, criada em 29 de junho de 2020 para oferecer auxílio econômico aos artistas de todo Brasil após os efeitos provocados pela pandemia de Covid-19.
O instrumentista relata a importância dessa lei de incentivo do governo à indústria cultural que, só em São Carlos, contemplou cerca de 80 propostas artísticas, deu suporte a 45 espaços culturais e concedeu mais de R$ 1,5 milhão em recursos à cultura da cidade no ano de 2020.
“Sem esse dinheiro não teria condições de gravar um novo trabalho em plena pandemia, que já está deixando toda a classe artística sem trabalho há mais de um ano”, conta o pianista.
As canções, que recebem os nomes de “Maracatu de Esperanza”, “Corea´s blues” e “Coisas de Donato”, estarão disponíveis ao público a partir das 20h do dia da estreia no canal do músico no YouTube youtube.com/murilobarbosa.
Os artistas
Para gravar suas composições, Murilo reuniu mais dois músicos, o contrabaixista Fabiano Nunes e o baterista Nicholas Martins. Juntos, o trio resgata o formato do jazz clássico, composto por piano-baixo-bateria.
Na cidade de São Carlos e região, Murilo é conhecido por dirigir shows e arranjos de vários artistas locais. Porém, nesta nova empreitada, o pianista apostou na produção de canções de sua autoria. “São composições que já estão prontas há algum tempo, mas que sempre ficaram em segundo plano em relação aos trabalhos musicais cotidianos”, explica o músico.
As canções
As composições foram inspiradas em produções musicais brasileiras e latinas, com influência do estilo jazz. A tríade de lançamentos de Murilo é pautada em homenagens a artistas que foram essenciais para a construção da personalidade musical do compositor.
Assim, a canção Maracatu de Esperanza faz referência à baixista norte-americana Esperanza Spalding; a canção Corea´s blues homenageia o pianista norte-americano Chick Corea e, por fim, a composição Coisas de Donato faz uma saudação ao pianista acreano João Donato.
Os videoclipes foram gravados nos dias 19 e 20 de março deste ano na Psiu Studio, de acordo com todos os protocolos sanitários de medidas contra a disseminação da Covid-19.
Reveja as reportagens do Bom Dia Cidade desta quarta-feira:
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta