BCN 

Animais que passaram por reabilitação são devolvidos à natureza em Sorocaba

Compartilhar


Bichos foram soltos na Floresta Nacional de Ipanema após receberem cuidados no Zoológico ‘Quinzinho de Barros’. Animais que passaram por reabilitação são devolvidos à natureza em Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba (SP) realizou a soltura de 30 animais silvestres na Floresta Nacional de Ipanema, no último dia 31 de março, após os bichos terem recebido cuidados no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Segundo a prefeitura, foram devolvidos à natureza um gato-do-mato-pequeno, duas cascavéis, uma coruja-de-orelha, uma coruja-buraqueira e 25 periquitões-maracanãs.
Ainda de acordo com o órgão público, essa é a quarta ação de soltura de animais realizada somente neste ano.
Animais silvestres são soltos na natureza após passarem por reabilitação
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
De forma voluntária, os profissionais do zoológico cuidam desses animais que chegam machucados e, muitas vezes, correm risco de morte, e que são resgatados pela Polícia Ambiental ou pelo Corpo de Bombeiros, além de filhotes que, por alguma razão, ficaram órfãos e necessitam de cuidados especiais. Após receberem os cuidados, os bichos são devolvidos à natureza.
Já a decisão de realizar a soltura ocorre após uma avaliação criteriosa do corpo técnico do zoo, na qual são ponderados alguns aspectos, como a boa saúde dos animais, a espécie ser da região de Sorocaba, a fácil adaptação ecológica a diferentes ambientes, local de soltura seguro, entre outros.
Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no estado de São Paulo.
VÍDEOS: veja as reportagens do Bom Dia Cidade e do TEM Notícias
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta