Santa Casa de Presidente Epitácio inicia serviço de hemodiálise para pacientes internados na UTI Covid

Compartilhar


Hospital tem o tratamento garantido por 90 dias através de doações. Recurso possibilita melhor qualidade de assistência, já que as pessoas que necessitarem do procedimento não precisarão ser transferidas para outra unidade de saúde na região de Presidente Prudente. Santa Casa de Presidente Epitácio iniciou serviço de hemodiálise para pacientes internados na UTI Covid
Chrislaine Aguiar/Assessoria de Imprensa Santa Casa de Presidente Epitácio
A Santa Casa de Presidente Epitácio implantou nesta semana um serviço de hemodiálise ao lado de leitos destinados para casos graves admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada para o tratamento da Covid-19.
Segundo o hospital, nesses casos, os pacientes evoluem com a piora do quadro e uma grande parcela é acometida com insuficiência renal, precisando ser submetida à diálise de emergência.
A primeira paciente a ter acesso ao serviço na Santa Casa foi uma mulher de 68 anos, moradora de Presidente Epitácio que está hospitalizada desde o dia 26 de março.
O interventor da Santa Casa, Otávio Marinho, explicou que o hospital, em princípio, tem 90 dias de tratamento garantido, já que a unidade hospitalar recebeu a doação no valor de R$ 30 mil, de um paciente anônimo, que assegura um mês de serviço. Em contrapartida, a Prefeitura também realizou a doação, e por fim a Câmara Municipal, que através da devolução do duodécimo garantirá o terceiro mês de funcionamento da hemodiálise.
Conforme a Santa Casa, a UTI conta com um ponto de hemodiálise, no qual, diante da necessidade, o aparelho é direcionado a cada leito, o que possibilita uma melhor qualidade de assistência, uma vez que não será mais necessária à transferência desses pacientes, que já se encontram em estado clínico crítico, para outros hospitais da região para ter acesso ao tratamento.
“É um ganho enorme, tanto para os nossos munícipes, quanto para a região, pois a regulamentação das vagas dos leitos de UTI da Santa Casa é feita via Sistema Cross, o que significa que, assim como já vem acontecendo, continuaremos recebendo pacientes de toda a região que faz parte da DRS XI, e agora de forma mais específica, pessoas que necessitem da hemodiálise devido às complicações causadas pela infecção da Covid-19”, esclareceu Miqueias Alves, administrador do hospital.
Os serviços serão administrados por uma equipe especializada, com médicos e enfermeiros nefrologistas, em conjunto com o médico intensivista, ainda de acordo com a Santa Casa.
Santa Casa de Presidente Epitácio iniciou serviço de hemodiálise para pacientes internados na UTI Covid
Chrislaine Aguiar/Assessoria de Imprensa Santa Casa de Presidente Epitácio
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Initial plugin text
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

Compartilhar

Deixe uma resposta