Desenvolvimento populacional atrai empreendimentos na região leste de Rio Preto

8 de abril de 2021 0 Por
Compartilhar


Segundo levantamento da Junta Comercial de SP, aumento expressivo do índice populacional e potencial de consumo dos moradores da região interferem na preferência dos empreendedores. Região leste de Rio Preto atrai investimentos de empreendedores
Reprodução/TV TEM
O desenvolvimento populacional da região leste de São José do Rio Preto (SP) tem atraído a atenção da empreendedores.
Segundo um levantamento da Junta Comercial do Estado de São Paulo, fatores como o aumento expressivo do índice populacional e o potencial de consumo dos moradores da “região dos condomínios”, como é chamada, interferem na atual preferência dos empreendedores pela região.
“A região leste tem uma característica própria. Ela vem se desenvolvendo de forma organizada e reflete a economia diversificada de Rio Preto”, explica o vice-prefeito e secretário de Planejamento Estratégico Orlando Bolçone.
Ainda de acordo com os dados do levantamento, apesar da crise gerada pela pandemia em todos os setores da economia, o número de empresas abertas em Rio Preto em janeiro deste ano é parecido com o mesmo período do ano passado, sendo 337 em 2021 e 344 em 2020.
Região leste de Rio Preto é conhecida pela grande concentração de condomínios de casas de vários padrões
Reprodução/TV TEM
A empreendedora Elen Arruda da Silva tem um restaurante de tapiocas em Rio Preto e há menos de um mês abriu a segunda unidade da loja na região leste.
“Pensamos em um espaço que fosse agradável, de fácil acesso, arejado e amplo, onde as pessoas pudessem se sentar ao ar livre, que hoje é muito importante por conta da pandemia. Foi o lugar que a gente mais simpatizou e achou que caberia melhor à empresa”, diz.
A região, que é conhecida pela grande concentração de condomínios de casas de diferentes padrões, também atraiu a atenção de Murilo Camargo. Ele é proprietário de uma rede de lojas de motos elétricas e escolheu a região para abrir uma unidade.
“Devido ao crescimento da região, ao tipo de público que a gente atinge e ao crescimento de grandes condomínios, várias empresas estão migrando para a região, por isso escolhemos aqui”, conta o empresário.
Empresários escolhem região de Rio Preto para fazer investimentos
Diante da expansão da zona leste, a Prefeitura de Rio Preto informou que tem organizado o Plano Diretor para que investimentos públicos sejam voltados para a região.
“A cidade sempre é planejada. No caso de escolas e serviços de saúde, se leva em conta a tendência de população naquela região”, explica Bolçone.
No caso do novo empreendimento de tapiocas da cidade, a expectativa é de que o faturamento com as vendas compense o investimento na abertura da nova loja. Mesmo em uma fase de incertezas, ela diz ter esperança de que este seja um bom ano para os empreendedores.
“Um ano de superação e de luta, como vários outros. A gente tem uma perspectiva boa e vê com bons olhos essa oportunidade de ampliação”, destaca Elen.
Aumento do índice populacional e potencial de consumo dos moradores interferem na preferência de empreededores pela região leste
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: veja as reportagens da região

Compartilhar