Oftalmologista alerta para aumento de problemas de visão em crianças com aulas online

7 de abril de 2021 0 Por
Compartilhar

Mais de um ano de aulas online e o número de casos de problemas de visão em crianças e adolescentes já registra um crescimento. De acordo com estimativas, a região Sul do Brasil pode ter um aumento de 400% de casos de miopia e astigmatismo e já está alcançando números parecidos de casos de alunos com problemas de visão de países como o Japão, onde o uso de aparelhos eletrônicos é bem superior que nos países latinos. Em Curitiba, os alunos de escolas públicas e particulares estavam distantes das salas de aula praticamente na totalidade de 2020. A maioria ainda permanece nesta condição. Há mais de um ano que estes alunos não utilizam a visão de longe.

Imagem ilustrativa Pixabay

“O que a gente vem observando são casos de miopia e astigmatismo aumentando nas crianças. Com muito tablet e telas de computador,  aulas online e vídeos terminais não utilizando a visão para longe, que é a visão que nós chamamos de visão para o infinito”, explica o oftalmologista,  Arthur Rubens Cunha Schaefer, em entrevista à Banda B. 

Quais os sinais dos problemas de visão nas crianças

De acordo com o oftalmologista, que também é diretor da Associação Paranaense de Oftalmologia, a dor de cabeça é um dos sintomas, mas quando a criança está apertando os olhos para enxergar e chegando perto da tela ou demonstra, desinteresse pela leitura, é importante procurar um oftalmologista.” A observação dos pais em verificar se as crianças que estão escrevendo torto ou pulando linhas é muito importante”, explicou.

O que fazer para prevenir

O oftalmologista Arthur Rubens Cunha Schaefer aconselha  atividades ao ar livre, brincadeiras em ambientes externo, se possível, e receber luz solar para que a criança possa utilizar a visão de longa distância, pouco usada nas aulas online.

Sintomas

A dor de cabeça é um dos sintomas é quando a criança está apertando o olho e chegando perto da tela para enxergar, desinteresse pela leitura. “Observação dos pais de verificar se crianças que estão escrevendo torto ou pulando linhas”, diz o  oftalmologista.

 

Publicado primeiro em Banda B » Oftalmologista alerta para aumento de problemas de visão em crianças com aulas online

Compartilhar