HC vai abrir dez novos leitos de UTI e 24 de enfermaria para tratar Covid-19 em Ribeirão Preto

6 de abril de 2021 0 Por
Compartilhar


Segundo comunicado divulgado pelo hospital, ampliação foi possível após reorganização de profissionais, equipamentos. Unidades de saúde enfrentam risco de colapso por causa da alta lotação. o
Paciente com Covid-19 é atendido em leito de UTI em hospital de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) informou que mais dez leitos de terapia intensiva e 24 de enfermaria serão ativados para tratar pacientes com Covid-19. O comunicado foi divulgado nesta terça-feira (6) pela direção.
Ao todo, as unidades de emergência e campus do HC passarão a oferecer 82 vagas de UTI e 56 de enfermaria ainda esta semana, de acordo com a nota.
Segundo o hospital, a ampliação foi possível após uma reengenharia na infraestrutura de leitos, equipamentos e pessoal, diante da piora da epidemia na cidade e da sobrecarga nas redes pública e privada da cidade.
Nesta terça-feira, a unidade do campus opera com 56 vagas de UTI, das quais 55 têm pacientes graves em tratamento – taxa de 98,2% de ocupação, enquanto a unidade de emergência dispõe de mais 16, todos cheios.
O aumento da oferta de internação se dá no momento mais crítico desde os primeiros casos de Covid-19 registrados em março de 2020. O número de pacientes em estado grave não para de crescer, chegando a 281 internados em 304 vagas de UTI nesta terça-feira. Na útima semana, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) voltou a repetir que a cidade enfrenta um pré-colapso na rede de saúde.
Em julho do ano passado, durante o pico da primeira onda em Ribeirão Preto, o HC chegou a ter 89 leitos de tratamento intensivo. A redução da oferta começou em outubro, segundo dados da própria instituição. Com a baixa de casos e com novas portarias do Ministério da Saúde, o hospital operava com 20 vagas de terapia intensiva.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região| em G1 / SP / Ribeirão Preto e Franca

Compartilhar