Surfistas invadem praias proibidas e são flagrados fugindo de GCMs no litoral de SP; VÍDEO

Compartilhar


Caso ocorreu na Guarujá, no litoral paulista, na manhã desta sexta-feira (2). As praias na região estão proibidas para uso. Surfista fogem de GCMs na praia do Tombo, em Guarujá, SP
Surfistas foram flagrados fugindo de uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (2). O acesso às praias, estão proibidas desde 15 de março, quando após o inicio da fase emergencial do Plano SP, como medida de prevenção à disseminação do da Covid-19. As imagens viralizaram nas redes sociais.
Conforme apurado pelo G1, o vídeo foi gravado na manhã desta sexta, na Praia do Tombo. Nas imagens, é possível ver dois surfistas correndo em direção ao calçadão, fugindo dos guardas, que tentam alcançá-los com a viatura. Um deles desvia por trás do carro da GCM para escapar.
Desde 15 de março, as cidades da Baixada Santista estão na fase emergencial do Plano São Paulo, uma etapa nova e mais restritiva. Durante esse período, foi estabelecida a proibição do uso de praias e parques. No dia 23 de março, a região entrou em ‘lockdown’ definida pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb) e segue até o dia 4 de abril. Aqueles que não respeitarem as determinações podem pagar multa.
Surfistas fugiram das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, SP
Reprodução/ Tudo Sobre Guarujá
Um morador da praia do Tombo e também praticante da modalidade que não quis se identificar, criticou o trabalho realizado. “Filmam surfistas na praia e colocam como se a gente fosse culpado por tudo o que esta acontecendo. Que atrapalhamos as pessoas, a gente está praticando um esporte individual, não estamos prejudicando ninguém. A gente não concorda com este trabalho que a guarda faz”, reclama.
O G1 procurou a Prefeitura de Guarujá que, em nota, afirma que durante uma operação da equipe de fiscalização realizada nesta sexta-feira (2), diversos surfistas foram abordados por descumprirem as normas impostas pelo decreto 142214/2021. Na ação, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal, sete pranchas e uma bicicleta foram apreendidas. A fiscalização e rondas nas orlas de várias praias da cidade integram um intenso trabalho da Prefeitura de Guarujá para evitar a propagação do novo coronavírus.
Surfistas estavam na praia nesta sexta-feira (2)
Reprodução/ Tudo Sobre Guarujá
VÍDEOS: G1 em 1 minuto em Santos

Compartilhar

Deixe uma resposta