Baixada em Pauta #20: O avanço desenfreado da pandemia no litoral de SP e o fim do ‘lockdown’

Compartilhar


Episódio discute as expectativas de resultados após ‘lockdown’ na Baixada Santista na última semana. Rogério Santos, prefeito de Santos, fala também sobre negacionismo e colapso no sistema de saúde da região. Você pode ouvir Baixada em Pauta no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
A pandemia continua avançando em 2021. Em apenas três meses, o vírus ganhou força, e o Brasil atingiu números inimagináveis de óbitos diários. O cenário nas cidades da Baixada Santista não tem sido diferente. Com hospitais lotados e pacientes morrendo à espera de um leito, a solução encontrada pelas autoridades foi adotar medidas ainda mais restritivas, chamadas de ‘lockdown’.
Para falar sobre o assunto, o Baixada em Pauta trouxe o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), Rogério Santos (PSDB). Ele falou sobre a situação caótica pela qual estamos passando e avaliou os resultados do ‘lockdown’, que segue até o dia 4 de abril e não será prorrogado. “Fazendo uma observação pelas câmeras de monitoramento, a percepção visual é de que houve, sim, uma grande adesão”, disse.
Prefeito de Santos (SP), Rogério Santos (PSDB) falou sobre ‘lockdown’ na Baixada Santista
Reprodução/TV Tribuna
Santos falou, ainda, sobre o negacionismo insistente de parte da população, que se nega a seguir as medidas restritivas para evitar a transmissão do vírus. “As pessoas não enxergam as mortes porque as mortes estão se dando em UTI”.
O aumento das taxas de ocupação dos leitos da região foi, segundo ele, em uma “velocidade assustadora”. “É uma outra pandemia, diferente do ano passado, já que o P1 tem uma velocidade assustadora”, fala, citando uma das variações mais contagiosas do coronavírus.
G1 Podcast
Rodrigo Cunha/G1
O que você precisa saber:
Condesb afirma que não prorrogará período de medidas mais restritivas na Baixada Santista
‘Ainda não chegamos no pico’, diz infectologista sobre pior fase da pandemia no litoral de SP
O podcast Baixada em Pauta é produzido por Juliana Steil e editado por Aldemar Gonçalves. Apresentação: Alexandre Lopes.
Alexandre Lopes apresenta o podcast Baixada em Pauta
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Compartilhar

Deixe uma resposta