Sons da Terra 01/04: o dia da mentira e as aves que enganam observadores

1 de abril de 2021 0 Por
Compartilhar


Podcast apresenta espécies que imitam outros animais ou até que se fingem de mortas. Sons da Terra de 01/04 fala sobre as aves que enganam observadores (Foto de capa: Ananda Porto/TG)
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
No dia da mentira, o Sons da Terra fala sobre o passarinho que pregou uma peça numa ouvinte, a observadora Susana Coppede. Ela foi enganada pela ave que imita o som de outras espécies.
Sabia que isso é comum na natureza? Encontro (Icterus pyrrhopterus), xexéu (Cacicus cela) e os papagaios são os campeões da imitação. Já o joão-bobo (Nystalus chacuru) se finge de morto para enganar predadores.
João-bobo tem uma habilidade de ficar imóvel chama atenção
Rudimar Narciso Cipriani / TG
Ouça outros episódios:
A natureza na vida e na obra de Tom Jobim
Descubra o que é um ‘cuitelinho’, cantado na música caipira
Ouça as aves que inspiraram a obra de Luiz Gonzaga
Conheça a origem do nome Chitãozinho e Xororó
Ouça algumas curiosidades sobre a cigarra
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Paulo Augusto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Compartilhar