Santuário Nacional de Aparecida inicia celebrações da Páscoa sem a presença de fiéis

1 de abril de 2021 0 Por
Compartilhar


Pelo segundo ano, presença do público foi suspensa por causa das medidas restritivas para evitar o contágio da Covid-19. Santuário Nacional de Aparecida inicia celebrações da Páscoa sem a presença de fiéis
Santuário Nacional/Divulgação
As celebrações de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida serão celebradas sem a presença de fiéis pelo segundo ano seguido. As missas que marcam a data serão realizadas com o templo vazio por causa da pandemia de Covid-19. Os fiéis podem acompanhar as missas pela internet ou televisão.
A Páscoa é considerada a principal data do calendário católico no ano e a abertura do período de celebrações acontece na quinta-feira (1°). Além da ausência dos fiéis, alguns ritos foram alterados ou suspensos por causa da Covid-19.
O rito de Lava-Pés não deve acontecer este ano por recomendação do Vaticano. Na Sexta-feira Santa, o tradicional beijo na cruz, habitualmente dado pelos fiéis no crucifixo, também não irá ser feito.
Todas as celebrações vão ser feitas sem a presença do público, por causa da determinação da fase emergencial que impôs regras mais rígidas para a circulação de pessoas, incluindo a presença de fieis em templos.
O Santuário segue vazio pelo segundo ano seguido no período da Semana Santa e Páscoa. Em 2020, a igreja também teve de fazer transmissões para a programação. À época, o decreto de pandemia era recente.
Santuário Nacional de Aparecida vai suspender presença de fiéis nas missas
Programação
A principal celebração desta quinta-feira será às 20h e relembra a última ceia de Jesus com os Apóstolos.
Na Sexta-feira Santa não são celebradas missas, mas haverá uma oração especial às 15h por aqueles que sofrem com a pandemia. A programação da sexta ainda tem a meditação da Via-Sacra às 9h, o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz às 12h e a Cerimônia do Descendimento da Cruz às 19h30.
As cerimônias do Tríduo Pascal continuam no sábado (03). Às 9h, acontece a Celebração das Dores de Maria. Às 12h, será a vez do tradicional Ofício de Nossa Senhora ser rezado no Santuário. A principal celebração do dia, a Vigília Pascal, acontece às 20h na Basílica Nova. Ela marca a ressurreição de Jesus.
As comemorações de Páscoa continuam no domingo (04), com três celebrações na Basílica. As missas poderão ser acompanhadas de casa pelos fiéis às 8h, 12h e 18h.
A visita à imagem de Nossa Senhora está permitida
Victor Hugo Barros/Santuário Nacional
Visitas
Apesar de não receber fiéis nas missas, o Santuário Nacional segue aberto para receber visitantes. Os fiéis que desejam fazer as preces individuais dentro da Basílica, podem visitar o interior da igreja, mas tem que deixar o espaço durante a celebração das missas.
A visita à imagem de Nossa Senhora também segue permitida, mas com distanciamento e limitação de fiéis. Pontos turísticos, teleférico e o museu do Santuário seguem fechados enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
N

Compartilhar