Número de internações de idosos com mais de 90 anos cai 60% após vacinação contra Covid em Jundiaí

1 de abril de 2021 0 Por
Compartilhar


Número é em comparação com os dados do ano passado, segundo a prefeitura. Vacinação faz número de internações de idosos com 90 anos ou mais cair 60% em Jundiaí
Reprodução/TV TEM
As aplicações da CoronaVac e da AstraZeneca, vacinas contra a Covid-19, já apresentam resultados nas internações em Jundiaí (SP). Segundo a prefeitura, em comparação com a primeira onda do vírus, o número de internações de idosos com mais de 90 anos caiu quase 60% na primeira quinzena de março.
Maria da Glória Toledo, de 89 anos, tomou a segunda dose da vacina. Antes de se imunizar, ela estava preocupada.
“Eu não ia escapar, porque sou ligeiramente diabética. Tenho bastante saúde, graças a Deus, mas vou fazer 90 anos, então é claro que fico com medo”, diz.
Quem também já tomou as duas doses da vacina foi a dona Hayve Ernits, de 90 anos. Ela mora em um sítio de Campo Limpo Paulista (SP), e conta que passou a quarentena toda em casa, se protegendo do vírus. Agora, está mais tranquila. “Estou muito confiante no efeito da vacina”, resume.
Em Jundiaí (SP), 90% dos idosos com 90 anos ou mais já tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, e 99% dos idosos com 85 anos ou mais já foram imunizados.
Número de internações de idosos com 90 anos ou mais cai quase 60% em Jundiaí
A vacina demora, em média, 15 dias para fazer efeito depois da segunda dose. É o tempo que o corpo precisa para produzir os anticorpos que protegem do vírus da Covid-19.
A médica infectologista, Giovana Palandri, explica que as vacinas disponíveis no Brasil são seguras e eficazes, e que mesmo que o paciente que foi vacinado pegue Covid-19, o quadro da doença deve ser mais leve.
“Essas vacinas não são capazes de prevenir 100% dos quadros de Covid-19, mas o que a gente vê é que a maioria das pessoas que vacina, tem uma possibilidade (caso venha a ter a doença), de ter um quadro bem mais leve e daí sem necessidade de internação e de se ocupar mais um leito hospitalar”, diz.
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: veja as reportagens do Bom Dia Cidade e TEM Notícias de Sorocaba e Jundiaí

Compartilhar