Mancha escura com cheiro forte aparece no mar no litoral de SP

Compartilhar


Mancha apareceu na manhã desta quinta-feira (1º), na praia das Astúrias, em Guarujá. Prefeitura diz que não há contaminação e que praias estão fechadas. Mancha escura apareceu na praia das Astúrias, em Guarujá, SP
Tudo Sobre o Guarujá
Uma mancha escura apareceu no mar na praia das Astúrias, em Guarujá, no litoral paulista, e assustou os moradores na manhã desta quinta-feira (1º). Segundo a prefeitura, trata-se de matéria orgânica proveniente de galerias de águas pluviais e não há contaminação do local.
A mancha foi vista, por volta de 8h desta quinta-feira, por moradores dos prédios em frente a praia. Nas imagens, é possível ver que ela não se dissipou pelo mar, ficando localizada apenas em um trecho e chegando na faixa de areia.
O G1 conversou com o Matheus Puske, que mora próximo a praia das Astúrias e relata que o cheiro no local é forte. “O cheiro é de esgoto, não tratado, bem forte mesmo”, reclama.
Segundo Matheus, além da praia das Astúrias, a mancha escura também é vista na praia de Pitangueiras e acontece com certa frequência nesta época do ano. “Ninguém nunca soube explicar, nem mesmo a Sabesp, nem a Prefeitura”, afirma.
Mancha intriga moradores de Guarujá, nesta quinta-feira (1º)
Tudo Sobre o Guarujá
O G1 questionou a Prefeitura de Guarujá sobre as manchas. Em nota, a prefeitura informou que a mancha escura na faixa de areia na praia das Astúrias trata-se de matéria orgânica proveniente de galerias de águas pluviais, em razão de obras de drenagem que estão sendo realizadas nas adjacências.
Segundo a administração municipal, não há contaminação do local e não há qualquer risco para a população, uma vez que a mancha é causada por água de chuva, matéria orgânica acumulada e de terra (que dá a coloração escura).
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) ainda disse que Guarujá está localizada em uma ilha, a Ilha de Santo Amaro, o que faz com que as águas pluviais ou de rebaixamento de lençol freático se dirijam em seu curso natural para o oceano. As praias estão fechadas desde o último dia 15 de março.
VÍDEOS: G1 em 1 minuto em Santos

Compartilhar

Deixe uma resposta