Hospital das Clínicas abre 10 novos leitos de UTI para Covid em Marília

5 de março de 2021 0 Por
Compartilhar


Expectativa é aliviar rede hospitalar que atende 62 municípios da região e está com alta taxa de ocupação dos leitos. Segundo o governo do estado, investimento para os novos leitos foi de R$ 3 milhões. Hospital das Clínicas abre 10 novos leitos de UTI para Covid em Marília
TV TEM/Reprodução
O Hospital das Clínicas (HC) de Marília (SP) abriu 10 novos leitos de UTI para Covid-19 nesta sexta-feira (15). Agora, a capacidade de atendimento passou de 30 para 40 pacientes.
De acordo com o hospital, a expectativa é aliviar a rede hospitalar do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, que atende 62 municípios, com população estimada em 1,2 milhão de habitantes.
O aumento determinado e anunciado pelo governo do estado de São Paulo no final de janeiro exigiu a contratação de novos profissionais, locação de mais equipamentos e reorganização dos espaços de atendimento. Segundo o estado, o investimento foi de R$ 3 milhões.
Os equipamentos necessários, como respiradores pulmonares, monitores de parâmetros e bombas de infusão, chegaram nesta quinta-feira (4) no hospital, o que permitiu a abertura dos novos leitos.
Hospital das Clínicas de Marília abre 10 novos leitos para Covid-19
Agora, o HC conta com 90 vagas para pacientes com Covid-19, sendo 40 para UTI adulto, dois para UTI pediátrica, 40 para enfermaria adulto e oito para enfermaria pediátrica. Na manhã desta sexta-feira (5), todos os leitos de UTI adulto, com exceção dos novos, estavam ocupados.
De acordo com a superintendente do HC Famema, Paloma Libânio Nunes, mesmo com a abertura dos novos leitos, é necessário seguir os protocolos de prevenção, já que os casos, mortes e internações estão aumentando.
“É um momento que realmente a gente tem que redobrar os cuidados que a gente vem sempre falando para não precisar utilizar leitos de UTI. […] Se continuar essa contaminação da forma que está, nenhum leito de UTI vai ser suficiente. A gente pode abrir, abrir e não vai ser suficiente”, alerta.
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília
VÍDEOS: Assista às notícias da região

Compartilhar