BCN 

Pessoa que age por impulso? Veja dicas para mudar

Compartilhar


Falamos sobre impulso e instinto analisando nossas personalidades no dia a dia, segundo a psicologia. Acho que ela não pensou duas vezes para me responder. Foi lá e agiu por impulso. Agiu por instinto. Por que uma pessoa pode agir por impulso e a outra pode agir de forma mais calculada e ponderada? Analisamos esses questionamentos a seguir destacando o tema saúde mental. Vamos lá!
“Há pessoas que são muito sensíveis aos estímulos. Como se tivesse uma camada protetora, uma camada de protetor solar. Ela consegue lidar com estímulos negativos, consegue lidar com frustrações, com conflitos, numa boa. Ou de uma maneira mais resiliente. Já outras pessoas, não conseguem. Não têm essa camada protetora. Elas simplesmente reagem a estímulos bons e ruins sem nenhum tipo de autocontrole, sem nenhum tipo de consciência”, observou a psicóloga Letícia de Oliveira, em entrevista.
Pessoas que agem por impulso são as chamadas pessoas impulsivas. Conhece alguém assim no seu ambiente de relacionamentos? “São pessoas que reagem de maneira muito impulsiva e instintiva sem nenhum tipo de autoanálise, autocontrole, mensuração de consequência, nada, nada. Essas pessoas que não têm esse filtro, geralmente têm algum tipo de patologia, algum transtorno de personalidade, por exemplo”, acrescentou a psicóloga.
Pessoas que não conseguem se comportar no mundo de uma maneira mais “adequada” ou “aceita”. Geralmente com problemas sociais, com problemas de relacionamento, entre outros.
Você conhece pessoas movidas por instinto e impulso? A principal dica para esses casos é o autocontrole e o autoconhecimento. Procurar ajuda médica especializada, com terapia e análise. “Muitas pessoas que convivemos no dia a dia são movidas por instinto e impulso. É preciso aceitar isso e buscar se conhecer melhor para controlar melhor essas situações”, concluiu a psicóloga, em entrevista sobre pessoas impulsivas.
+ 5 dicas fáceis para você mudar tudo em 2021
Diretor Técnico Responsável pelo Hospital:
Dr. Filadelfo Gandara Martins Neto – CRM 28411
Acesse a página Saúde Bragança Paulista no G1

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta