BCN 

Os desafios e as metas da educação para o ano de 2021

Compartilhar


O cenário é desafiador para os alunos e os educadores, mas há bons exemplos, como o do Colégio La Salle Botucatu.
La Salle Botucatu/Divulgação
O ano de 2020 foi um dos mais desafiadores para a Educação no Brasil. Com a suspensão das aulas presenciais, as escolas e as instituições tiveram que se reinventar e se adaptar para manter as atividades de forma online. Para 2021, há ainda mais questões que demandam muito planejamento, investimentos em infraestrutura e olhar humanizado.
Entre os principais desafios educacionais em meio à pandemia e no período pós-pandemia estão:
A manutenção das aulas de forma remota;
A implementação do ensino híbrido;
A adaptação dos alunos aos protocolos no retorno presencial;
O trabalho envolvendo as questões emocionais dos alunos;
A recuperação do aprendizado prejudicado no período em que houve a paralisação das atividades;
A promoção da igualdade de acesso ao ensino de qualidade.
A meta das escolas para 2021 é superar, da melhor maneira possível, essas questões para que o processo de aprendizagem ocorra efetivamente, apesar das mudanças provocadas pela pandemia. Diversas instituições de ensino já se prepararam no ano passado e adquiriram experiência para melhorar suas atuações neste ano. Um bom exemplo é o trabalho que vem sendo realizado pelo Colégio La Salle Botucatu, que investiu em diversos treinamentos para os colaboradores e iniciativas de acolhimento aos alunos.
O Colégio organizou internamente um grupo para elaboração de um plano de contingência com os protocolos e procedimentos que continuam em vigor. Os professores passaram por formações para o uso de novas tecnologias e metodologias, como aulas ativas, gamificação e o ensino híbrido. A instituição realizou treinamentos com os colaboradores para uso dos EPIs e protocolos de sanitização.

La Salle Botucatu/Divulgação
A estrutura física do colégio de Botucatu passou por adequações para aumentar a proteção, como a instalação de equipamentos com álcool em gel, tapetes sanitizantes, salas de sanitização de materiais e aferição da temperatura. As salas de aulas e demais espaços também foram adaptados para atender com segurança a capacidade determinada por cada fase do plano São Paulo.
Educação humanizada
Além das adequações físicas, o La Salle Botucatu se preocupa em manter uma de suas principais características, que é o olhar atento e de cuidado com cada estudante. Por isso, foi mantido o contato constante por meio da orientação educacional e das coordenações pedagógicas. Foi elaborado e aplicado um projeto para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Outra iniciativa foi a criação de uma sala online para um bate-papo com a coordenação do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Nesse ambiente virtual, os alunos tiveram a oportunidade de partilhar suas angústias, sonhos e expectativas.

La Salle Botucatu/Divulgação
O protagonismo dos estudantes é constantemente estimulado no Colégio La Salle por meio de exercícios, dinâmicas em aula, workshops, aulas invertidas e projetos temáticos, além de processos que envolvem o uso de tecnologia, artes e socialização.
“Criamos momentos para que o aluno participe da elaboração de seus trabalhos e promovemos debates. Convidamos e estimulamos a participação ativa dos nossos alunos no ambiente presencial ou virtual”, destacou a coordenação do Colégio.
O ensino híbrido fortalece a didática da escola. Essa é uma metodologia ativa, que integra a Educação à tecnologia, de forma que o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos se transforma e os momentos de interação, a colaboração e o envolvimento com as tecnologias digitais são favorecidos. Mesclando aulas presenciais e online, o é protagonista e as ferramentas potencializam a sua capacidade e o desenvolvimento de competências.

La Salle Botucatu/Divulgação
A tecnologia como aliada
As tecnologias se mostram essenciais nesse período de pandemia. No entanto, o La Salle Botucatu já contava com ferramentas digitais para favorecer o aprendizado dos alunos. A instituição é parceira do Google for Education desde 2018. Seus professores e colaboradores passaram por oficinas e certificações para aprender os usos das ferramentas e suas diversas aplicações dentro e fora das salas de aula.
Outros diferenciais do Colégio La Salle são: infraestrutura de 102 chromebooks, internet com link dedicado e contingência, computadores à disposição dos alunos e colaboradores em todos os espaços do colégio, o espaço Google for Education, personalizado de forma que os alunos se sintam protagonistas dentro e fora das salas de aula.

La Salle Botucatu/Divulgação
A coordenação do Colégio acredita que essa infraestrutura e a familiaridade com o uso das tecnologias educacionais fizeram com que as aulas não fossem interrompidas no período da pandemia. Projetos pedagógicos e até mesmo grandes tradições do colégio, como a Gincana, Festa Junina e Formatura, ganharam suas versões online.
“Nossos alunos foram protagonistas em sala de aula, utilizando as ferramentas que continham contato diariamente, mas também abertos ao uso de novas plataformas que foram grandes auxílios para que o Colégio mantivesse o ensino de qualidade oferecido há 60 anos”, afirma a coordenação.
Formação integral dos alunos
O Colégio La Salle Botucatu integra uma rede internacional que tem como objetivo desenvolver uma educação que favoreça a formação de pessoas criativas, dinâmicas, comprometidas com a sociedade e com a história, realizadas como seres humanos e abertas ao transcendente, através de uma formação humana, intelectual, técnico-científica, profissional e cristã.
Esse objetivo é concretizado em ações educativas que visam ao desenvolvimento das competências, habilidades, valores, atitudes e espiritualidade do aluno, garantindo a formação integral, indispensável ao exercício da cidadania, e a progressão no trabalho e nos estudos posteriores.
Essa abordagem mais humanizada é o que fez e faz toda a diferença na vida dos alunos frente às adversidades das crises e os prepara para superar todo e qualquer desafio, pois a comunidade escolar está comprometida em fornecer todo o necessário para esse desenvolvimento em sua prática pedagógica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

La Salle Botucatu/Divulgação
Para saber mais sobre o colégio de Botucatu, acesse os canais abaixo.
Site: lasalle.edu.br/botucatu
Redes sociais: Facebook | Instagram
Matrículas abertas: clique aqui

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta