BCN 

ATHON investe em criatividade e inovação para atualizar seus cursos de MBA

Compartilhar


MBA ATHON agrega habilidades que os profissionais precisam, principalmente no contexto atual. A revolução digital vem impondo uma nova era, não apenas ao cotidiano das pessoas, mas à maioria das empresas e como elas se relacionam com seus mercados.
O que esperar dos diversos setores da economia que mudam cada vez mais rápido? Nesse contexto tão conturbado, como potencializar competência e força de trabalho?
O coordenador acadêmico do MBA ATHON, professor Élcio Sotkeviciene M.Sc. – que já acumula meio século de experiência na área de negócios internacionais – falou sobre as dúvidas cada vez mais recorrentes de quem está refletindo sobre seu futuro profissional.
Professor Élcio Sotkeviciene, coordenador acadêmico do MBA ATHON
Arquivo pessoal
O mundo atravessa momentos de incertezas, onde quase tudo parece viver um novo começo. Neste cenário, o que um MBA poderia agregar?
O MBA ATHON agrega habilidades que os profissionais precisam – principalmente no contexto atual –tais como: perceber os sinais vitais dos negócios, saber interpretá-los e intervir nas situações para entregar os resultados necessários.
Queremos formar líderes que se comportem como agentes de mudanças em quaisquer áreas da atuação empresarial. Nosso programa foi totalmente reformulado, e agora traz disciplinas que o mercado vem demandando cada vez mais. Duas palavras, portanto, sintetizam o que estou dizendo: criatividade e inovação.
Por que tanto se fala em inovação? O que foi considerado inovador até agora já não serve mais?
Ao contrário. Tanto vale que nos trouxe até aqui. Existem, porém, novas demandas; surgem novas patologias, produtos e serviços alterando o comportamento dos consumidores e dos mercados. Hoje, temos significativa influência da tecnologia da informação em nossas atividades pessoais e profissionais.
O MBA ATHON traz muitas novidades para atendimento das atuais necessidades empresariais. Nossa resposta a essas demandas é a oferta de dez novas formações, nos núcleos Estratégia de Negócios, Finanças, Marketing e Vendas, Pessoas e Tecnologia da Informação.
O importante é sempre buscarmos respostas sobre como podemos agregar novos conhecimentos ao profissional. Essa é a necessidade do mercado, esse é o propósito do nosso MBA.
Como a ATHON aplica esses conceitos nos cursos?
O propósito do MBA está ambientado em três áreas de igual importância: desenvolver “profissionais T”, onde a vertical da letra significa o conhecimento especializado, na formação selecionada; e, a parte horizontal, simboliza a habilidade de integrar seus “skills” às outras áreas do negócio, com foco na construção de resultados.
Outra ambiência é “triple L” (Life Long Learning) – que é o aprendizado ao longo da vida. Uma vez concluído o MBA, nossos alunos podem cursar as disciplinas que tenham interesse em qualquer uma das 21 formações oferecidas, para obterem suas respectivas certificações específicas, atualizadas à medida que surjam novos conhecimentos relativos às áreas de atuação.
Mentoring é outra área que estrutura o MBA ATHON. Trata-se de um conjunto de ações que avaliam as competências, impulsionam o desempenho e, por consequência, aceleram a carreira.
Nesta ambiência, o MBA está estruturado em três “Steps”.
O primeiro refere-se a um conjunto de conteúdos para formação de lideranças, entendimento das competências demandadas pelo mundo dos negócios, posicionamento frente as necessidades decisórias das organizações, complementado com o processo de “mentoring”.
No segundo, são oferecidas as disciplinas especificas, pertinentes ao núcleo de formação selecionado, tidas como coluna central do curso.
O terceiro engloba as disciplinas dedicadas à formação escolhida e completa-se com o “Results Lab”, que é o laboratório de resultados do curso, com endereçamento das oportunidades de negócio pertinentes à formação selecionada.
Esse é o viés empreendedor do curso?
Além de oportunizar a criação de negócios, também habilita a percepção e desenvolvimento de oportunidades em uma empresa existente, ambas as situações tidas como empreendedoras.
Nesse macroambiente tão complexo e dinâmico, como aferir as reais demandas dos mercados?
O dinamismo da ATHON é proporcional aos movimentos do mercado. É por essa razão que estruturamos o Conselho Curador de Futuro – formado por pessoas da mais alta expressividade no mundo dos negócios, atuando em organizações mundialmente conhecidas.
Esse “board” traz a visão das atuais necessidades e demandas em termos de formação, gerando as disciplinas constantemente atualizadas, de acordo com demandas de mercado, traduzidas pelas diferentes perspectivas dos integrantes desse Conselho.
Queremos ser uma escola com foco no presente e olhar no futuro, reconhecida por sua atuação inovadora. Daí a importância deste diferencial.
Na prática, como essas diferentes visões empresariais impactaram na estruturação dos cursos?
No MBA ATHON foram criadas dez formações diferentes, focadas no provimento de profissionais com capacitação para atuar frente às atualidades dos negócios.
Só para dar uma ideia, no “Step 1” temos disciplinas como Gestão de Talentos Intergeracionais, encarando a diversidade de gerações como fator competitivo.
Devido ao que eu chamo de “eletronização” dos relacionamentos onde estes são conduzidos, pessoal e profissionalmente, por meio de plataformas, aplicativos e recursos de tecnologia da informação, há formações em E-Commerce e Marketing Digital, entre as demais.
Uma das recomendações do “board” foi o atendimento ao setor de serviços, que representa mais de 75% do PIB brasileiro, e que gerou a formação Marketing de Serviços.
Muito se fala sobre a importância de criar e inovar. Como a ATHON aplica, de fato, esses conceitos?
Antes de ir adiante, preciso pontuar uma diferença existente entre líder e gestor.
O primeiro é o agente de mudanças, capaz de transformar os negócios com objetivo na constante presença no mercado; por meio de resultados para as organizações e entrega de valor aos seus clientes. É o profissional capaz de mudar.
O gestor segue conduzindo os negócios com profissionalismo, sem promover mudanças para o alinhamento das empresas às demandas mutantes do mercado.
Com base nestes conceitos, disponibilizamos técnicas para obtenção de “insights” e endereçamento criativo dos desafios e oportunidades.
Qual é o perfil de quem busca o MBA ATHON?
São pessoas com interesse em adquirir bagagem gerencial, para buscar posição de liderança na empresa, ou empreender, atuando para construir um futuro sem limites.
Além do lado profissional, os cursos também desenvolvem os alunos como indivíduos. O que isso pode agregar para Sorocaba e sua região metropolitana?
Em todos os cursos, trabalhamos a capacidade de relacionamento entre pessoas. Profissionais são, antes de tudo, seres humanos.
Desenvolvemos os aspectos humanos para construção de um mundo melhor. Os aspectos profissionais são orientados para a conquista de resultados demandados pelas organizações, a partir da atuação local, para um mundo sem fronteiras.
ATHON Ensino Superior é a nova marca da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta