BCN 

Erosão abre cratera em estrada de Biritiba Mirim e moradores ficam ilhados

Compartilhar


Problema ocorre na Estrada da Casa Grande, no bairro da Terceira. Prefeitura atribuiu o fato ao grande volume de chuva registrado na cidade. Cratera se abre na estrada do bairro da Terceira em Biritiba Mirim
Uma cratera que apareceu na Estrada de Casa Grande, como consequência da erosão do solo, está complicando a vida dos moradores do bairro da Terceira, em Biritiba Mirim. A via liga o Centro ao bairro da Terceira.
Os moradores estão ilhados e não conseguem sair para cumprir os compromissos, inclusive aqueles urgentes, que envolvem a saúde.
Um idoso de 62 anos, por exemplo, precisa fazer hemodiálise e ficou sem o tratamento, porque não tinha como atravessar buraco. Uma moradora disse esperar ao menos uma alternativa provisória, para que eles consigam sair do bairro, além de sinalizar a via, para que não haja acidente no local.
O bombeiro civil Germano Martins disse estar sem luz e água em casa, além de não conseguir transitar de um lado para o outro. “A gente precisa que alguém venha nos socorrer aqui”, diz.
Cratera se abre na Estrada da Casa Grande, em Biritiba Mirim
Ralph Siqueira/TV Diário
A Estrada de Casagrande tem 19 quilômetros de extensão e é a única alternativa tanto para quem vai quanto para quem volta do Centro de Biritiba Mirim. Em dezembro de 2019, o Diário TV mostrou os problemas estruturais na estrada. Além dos buracos, a iluminação era precária.
Por volta das 9h30 desta segunda-feira, um caminhão da EDP, concessionária de energia elétrica que atende a região, esteve no local para avaliar os estragos, mas deu meia-volta minutos depois. Os moradores contaram que, por causa da cratera, os técnicos da concessionária não conseguiriam fazer os reparos na rede elétrica.
A Prefeitura de Biritiba Mirim informou que acionou o DER para fazer o serviço emergencial e falou também que, como rota alternativa, os moradores podem usar a Estrada Municipal do Casqueiro e mantém em alerta a Defesa Civil do município.
Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que já está trabalhando no conserto da tubulação do quilômetro 86 da rodovia, em Biritiba Mirim.
O órgão explicou que o rompimento foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região desde domingo. Destacou ainda que a via está interditada e a previsão é que o tráfego seja liberado nesta terça-feira.
Já a EDP informou que registrou uma ocorrência na rede elétrica que abastece parte da estrada na noite deste domingo e que uma equipe técnica esteve no local para isolar o risco e foi possível restabelecer 70% dos clientes impactados.
Ainda segundo a concessionária, justamente por causa da erosão, a equipe não teve acesso para o outro lado da estrada para terminar o serviço. Nesta segunda-feira, funcionários estão percorrendo a região para tentar acessar parte do sistema elétrico que ainda está afetado.
Assista a mais notícias

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta