Cidade, que tem variante do novo coronavírus, iniciou confinamento com medidas mais restritivas no domingo (21). Mais 39 casos de Covid foram confirmados, somando 13.493. Variante brasileira do coronavírus
Reprodução/GloboNews
Araraquara (SP) registrou mais seis mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (22) e soma 177 desde o início da pandemia. A ocupação de leitos voltou a ficar em 100% após ter queda no domingo.
O município decretou ‘lockdown’ e iniciou a proibição de circulação sem justificativa e fechamento de supermercados e postos por 60 horas. A cidade tem casos da variante brasileira do novo coronavírus.
Nesta segunda, primeiro dia útil do confinamento, ruas estão vazias e há pouca movimentação
Restrição de circulação e fechamento de comércio começam
Araraquara vai tratar casos de Covid-19 com plasma sanguíneo
Mortes em alta
As mortes mais recentes são:
Homem de 43 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 12 de fevereiro.
Idosa de 91 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital particular desde o dia 18 de fevereiro.
Homem de 35 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede pública desde o dia 15 de fevereiro.
Idosa de 78 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital particular desde o dia 19 de fevereiro.
Idosa de 61 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital em hospital da rede pública desde o dia 11 de fevereiro.
Idosa de 70 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital particular desde o dia 12 de fevereiro.
A cidade tem morte pela doença há 13 dias seguidos e o mês de fevereiro já tem recorde com 61 óbitos. (veja abaixo o gráfico).
Novos casos
Mais 39 casos foram confirmados, sendo 15 de amostras da UPA da Vila Xavier (36% dos examinados) e 34 da rede particular. Aos domingos não há análise de amostras pela Unesp e, por isso, o número de casos registrados foi menor em relação aos últimos dias. (Veja abaixo o gráfico).
No total são 13.493 casos da doença, sendo que 1.504 permanecem em quarentena e 11.812 já saíram. Aguardam resultado de exames 400 amostras.
Os casos continuam em alta e isso pode ter relação com a variante brasileira do coronavírus, segundo a secretaria de Saúde, Eliana Honain.
Nesta segunda, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), informou que novos casos da variante foram notificados pelo Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP), e aguarda validação do Instituto Aldofo Lutz.
Ocupação de leitos volta a 100%
No total, 231 pacientes estão internados, 13 a mais em relação a domingo. Destes, 165 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 160 confirmados. E 66 estão na UTI – 2 suspeitos e 64 confirmados. Do total de 231 internados, 189 são moradores de Araraquara e 42 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
A cidade volta a ter 100% de UTIs ocupadas após queda de 2% no domingo. Os leitos de enfermaria também voltaram a 100% de ocupação, após queda de 3%.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.