BCN 

Em quatro cidades do Alto Tietê, percentual de grupos prioritários vacinados varia de 33% a 100%

Compartilhar


Levantamento considera idosos e deficientes institucionalizados, além das pessoas com 90 anos ou mais. Idosos recebem vacina contra a Covid-19 em Guararema
Vitoria Mikaelli/Prefeitura de Guararema
A porcentagem de grupos prioritários vacinados contra a Covid-19 até quinta-feira (18) varia de 33% a 100% em quatro das 10 cidades do Alto Tietê. O número inclui idosos com mais de 60 anos e que vivem em instituições, deficientes institucionalizados e pessoas com 90 anos ou mais.
Itaquaquecetuba é a única cidade em que todas as pessoas que integram os três grupos já receberam, pelo menos, a primeira dose do imunizante. Já Ferraz de Vasconcelos foi o município que registrou o menor índice (confira abaixo).
Vacinas acabam em parte das cidades do Alto Tietê e não há previsão para reabastecimento, diz Condemat
Salesópolis suspende imunização da 1ª dose de vacina contra a Covid-19 por falta de doses
O levantamento conta com respostas das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba e Suzano. Arujá, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel também foram questionadas, mas não responderam.
Em alguns desses municípios, como é o caso de Ferraz e Suzano, acabaram as doses para a primeira aplicação nos grupos. De acordo com o Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), ainda não há previsão de quando a região receberá novos lotes do imunizante.
Ferraz de Vasconcelos
Em Ferraz de Vasconcelos, todas as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições já receberam a primeira dose contra a Covid-19. Entre as pessoas com mais de 90 anos, no entanto, apenas 33% da meta foi cumprida.
Guararema
Assim como em Ferraz, Guararema também vacinou todos os idosos institucionalizados. De acordo com a Prefeitura, 61,16% dos idosos com 90 anos ou mais foram vacinados até esta quinta (18).
Itaquaquecetuba
Em Itaquaquecetuba, 100% dos idosos com 60 anos mais e pessoas com deficiência institucionalizadas já foram vacinadas. O percentual é o mesmo entre as pessoas com mais de 90 anos.
Suzano
A Prefeitura informou que todas as 232 pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) já tomaram a primeira dose. A segunda aplicação começou na quinta-feira (18).
A administração municipal disse também que não tem o número exato de pessoas com deficiência institucionalizadas, mas que 10 foram imunizados na cidade.
Sobre os idosos com 90 anos ou mais, Suzano explicou que a estimativa do Governo do Estadual é de que haja 858 pessoas deste grupo prioritário no município. Como foram vacinados 485, o índice de cobertura desse público com a primeira dose é de 56,5%.
Saiba mais sobre a vacinação contra a Covid-19
p

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta