BCN 

Cerca de 500 universitários vão ser afetados com fechamento de 30 cursos pela Unimep

Compartilhar


Universidade vai deixar de oferecer aulas nos campi de Santa Bárbara d’Oeste e do Centro de Piracicaba, concentrando atividades na unidade do Taquaral, também em Piracicaba. Alunos relatam incertezas e que não houve aviso prévio sobre a decisão. Unimep anuncia fechamento de 30 cursos de graduação em Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste
Cerca de 500 estudantes vão ser afetados pelo fechamento de 30 cursos de graduação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) em três campi, em Piracicaba (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Não haverá mais aulas nas unidades de Santa Bárbara e do Centro de Piracicaba e as atividades serão concentradas em 12 cursos no campus Taquaral, também em Piracicaba.
Para os alunos as opções são mudar de curso ou continuar a graduação em outra instituição.
“Nossos planos que a gente já vinha fazendo, de se formar esse ano, tudo isso a gente não sabe como é que vai ficar, não sabe se a gente vai conseguir se formar esse ano. A gente não teve nenhum aviso prévio”, afirma Letícia Santin, estudante que cursa o último ano de jornalismo, um dos que foram suspensos pela universidade.
Campus da Unimep em Santa Bárbara d’Oeste
Divulgação/ Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Letícia e outros estudantes receberam um e-mail na quinta-feira (18) à noite. Nele, a Universidade Metodista de Piracicaba alega que por causa da diminuição do número de alunos matriculados ficou inviável dar sequência à formação de turmas a partir deste semestre.
Diz ainda que as soluções e alternativas para garantir a conclusão dos estudos dos alunos afetados vão ser detalhadas em encontros presenciais, marcados para a semana que vem.
“Os alunos poderão fazer transferência interna de curso, poderão migrar para cursos EAD (ensino à distância). Também tem essa alternativa, com incentivos também, para mudar de modalidade de curso ou a alternativa de mudar para uma outra instituição”, explica o reitor da universidade, Ismael Forte Valentin.
Segundo ele, os universitários vão receber o certificado da instituição onde concluírem o curso.
Crise financeira
Nos últimos anos, a Unimep vem apresentando problemas financeiros. Em novembro do ano passado, professores entraram em greve alegando atrasos no pagamento de salários e de verbas trabalhistas. Sem acordo na mediação pela Justiça Trabalhista até o momento, a paralisação continua.
A universidade não informou como vai ficar a situação dos professores dos cursos fechados.
Campus Taquaral será o único mantido com aulas pela Unimep
Reprodução/ Unimep
“A Unimep tem uma história linda no começo dos anos 1990, anos 2.000, de profissionais bem formados, bem conceituados no mercado de trabalho e agora essa situação vergonhosa que se encontra”, diz o estudante Adalberto Alevs da Costa Júnior.
“É muito frustrante, deixa a gente muito chateado porque a gente gosta da Unimep e faltar tão pouco, um passo para a linha de chegada, e eles darem essa rasteira na gente, é muito dolorido, é muito frustrante”, lamenta a universitária Letícia Azevedo.
Transferência para a FAM
Todos os alunos que estavam matriculados em Santa Bárbara d’Oeste serão remanejados para a Faculdade de Americana, a FAM. O tempo do curso será o mesmo.
“Nós conseguimos começar as aulas imediatamente, tanto que as nossas aulas já se iniciaram. Nós estamos hoje tendo aula no modelo online, devido à questão da pandemia, mas acredito que a partir da próxima semana nós conseguimos já acolher esses alunos e eles assistirem aula normalmente”, afirma Gustavo Azzolini, diretor geral da FAM.
Os processos de transferência para a FAM começaram nesta sexta-feira. A Faculdade de Americana vai fazer um plantão amanhã na unidade para tirar dúvidas dos estudantes. O atendimento vai das 8h às 14h, pode ser presencial ou pelo telefone (19) 994379555.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta