BCN 

UNITAU oferece e-books gratuitos com receitas criativas e saudáveis

Compartilhar


De forma lúdica, os conteúdos apresentam a qualidade e a diversidade de alimentos nas refeições A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitas preocupações para todos os adultos, inclusive na administração do tempo com seus filhos em casa, em razão das medidas de isolamento social. Mesmo com o retorno das aulas de forma híbrida, grande parte das crianças ainda mantém uma rotina domiciliar e seus responsáveis precisam conciliar suas atividades com as necessidades das crianças.
Neste cenário de caos e de mudanças, o projeto de extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU) “Comida contada” auxilia pais e responsáveis a serem criativos na cozinha e a prepararem comidas variadas, nutritivas e sustentáveis. De forma lúdica, o projeto promove um diálogo com a comunidade sobre a comida e reforça a necessidade de se evitar produtos industrializados e ultraprocessados, com a substituição por alimentos frescos e com o mínimo de conservantes. Em agosto de 2020, foi publicado o primeiro livro do projeto, “Comida contada por Nina”, e em dezembro do mesmo ano foi lançado o segundo livro, “Nina e as abelhinhas do Seu Lao: comida contada”.
Unitau
Unitau
O primeiro livro conta sobre alimentos e nutrientes, apresenta grupos alimentares, caracterizando-os de acordo com a sua importância, para escolhas alimentares mais assertivas. Já o segundo conta a experiência de Nina com a comida, de onde vêm os alimentos e como prepará-los, incluindo diversas receitas. “A história de produzir alimentos localmente, de conhecer de onde vem o que consumimos é uma excelente maneira de escolher bem aquilo que comemos”, comenta a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Fabíola Nejar.
Para a coordenadora, o projeto de extensão da UNITAU tem um papel fundamental em uma sociedade afetada pela pandemia. “É bom poder pensar que o resultado de um trabalho em equipe possa favorecer escolhas alimentares mais conscientes, garantindo saúde. Comidas feitas em família resgatam a cultura e privilegiam as histórias afetivas daquilo que se come, dando sentido às escolhas alimentares, valorizando o comer e garantindo adequação nutricional”, relata.
Unitau
Unitau
Os dois livros foram publicados pela Editora da Universidade de Taubaté (EdUNITAU), uma oportunidade para professores e alunos divulgarem os seus trabalhos e darem visibilidade ao conhecimento acadêmico.
A Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria, caracteriza a Editora da UNITAU “Como uma excelente e disponível ferramenta de disseminação do conhecimento, acessível aos que querem participar da difusão da nossa produção cientifica”. Os interessados em divulgar trabalhos produzidos na Instituição devem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão (PREX).
Consulte os e-books gratuitos e disponíveis da EdUNITAU.
Por Bianca Guimarães/UNITAU

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta