BCN 

Fenômeno raro: ovelha dá à luz quíntuplos em fazenda do centro-oeste paulista

Compartilhar


Segundo zootecnista, chances do fenômeno acontecer são menos de 1%. Parto raro de uma ovelha que deu à luz cinco filhotes
Reprodução/TV TEM
Um caso curioso aconteceu no centro-oeste paulista, no município de Pederneiras: um parto raro de uma ovelha que deu à luz cinco filhotes de uma só vez chamou a atenção.
Foi de uma hora para a outra que a família cresceu de forma surpreendente. É que o fenômeno não é comum entre estes animais.
A fazenda do médico Laerte Fernandes Fassoni, de 242 hectares, foi arrendada e no local foi feita uma plantação de soja. No restante, plantou-se madeira e surgiu uma criação de ovelhas.
Os quíntuplos nasceram em janeiro. Apesar da raridade, todos os filhotes sobreviveram e estão bem. No entanto, três deles precisaram ser separados da mãe e agora recebem leite na mamadeira.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 07/02/2021)
Fenômeno raro: ovelha dá à luz quíntuplos em fazenda do centro-oeste paulista
Mar, como a ovelha é chamada, já esteve envolvida em outra história que chamou a atenção na região. Há seis meses, uma onça entrou na propriedade e atacou alguns animais. Entre eles, dois filhotes que ela havia parido na época.
As gestações das ovelhas são, geralmente, múltiplas. Mas o normal é parir, em média, dois filhotes. Segundo o zootecnista Cledson Garcia, o caso de Mar, que pariu cinco filhotes, é considerado raríssimo, tendo menos de 1% de chance de acontecer.
A situação inédita exige cuidados por dois motivos: a amamentação dos filhotes e a atenção ao metabolismo da ovelha, que, durante o parto e a amamentação, sofre alterações por precisar trabalhar acima da média para dar conta de cuidar das ovelhinhas. O segredo é melhorar a alimentação da mãe.
A história chamou a atenção até das crianças que moram perto da fazenda. Com certeza, o fenômeno raro ficará marcado na história da fazenda de Laerte.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Compartilhar

You May Also Like

Deixe uma resposta