Confira os 10 países com as maiores velocidades de download 5G

Ranking feito pela Opensignal traz Arábia Saudita na primeira posição e EUA fora do top 10

Enquanto o Brasil ainda “patina” na adoção do 5G em território nacional, países do mundo inteiro têm usufruído, cada vez mais, da nova geração de rede de internet móvel. Em termos de vantagens, o 5G apresenta grandes avanços em relação ao seu antecessor: melhor aproveitamento da banda, menos latência, redução no consumo de bateria, e maior cobertura. Mas a velocidade talvez seja o grande destaque da tecnologia.

O 5G pode atingir velocidades até 20 vezes maiores do que o 4G — cujo potencial máximo pode limitar-se a 1 Gbps. No entanto, a rapidez da tecnologia varia de país para país e é discrepante até mesmo entre operadores diferentes de uma mesma região.

Leia Também: Ministério do Meio Ambiente suspende operações na Amazônia e Pantanal

E foi justamente tentando entender as peculiaridades das velocidades 5G de países mundo afora que a Opensignal divulgou um estudo ranqueando os 10 principais países com as maiores velocidades médias de download da quinta geração da internet móvel. Com exceção da China, a empresa independente de análise examinou países da Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Norte. Confira a lista abaixo (spoiler: os EUA não figuram no top 10).

5G-download-speed-1080x608.png

Gráfico feito pelo Opensignal lista os países com as maiores velocidades médias de download 5G. Foto: Divulgação/Opensignal

1. Arábia Saudita

O primeiro posto fica com a Arábia Saudita. Com pouco mais de um ano após o lançamento dos serviços comerciais de 5G (ocorrido em junho de 2019, pela empresa STC Group), o Reino registra uma experiência de velocidade média de download de 414,2 Mbps.

2. Coreia do Sul

Mundialmente reconhecida pelo incentivo à tecnologia, a Coreia do Sul foi o primeiro país do mundo a lançar o 5G comercialmente, no dia 3 de abril de 2019. Na época, a implantação foi realizada pela SK Telecom Co., KT Corp. e LG Uplus Corp, que tiveram forte influência na grande cobertura observada no país — atualmente, 85 das mais de 100 cidades da Coreia do Sul possuem cobertura ao 5G. Não à toa, o país registrou mais de seis milhões de assinantes do 5G em abril deste ano. A velocidade média de download do segundo lugar alcança 312,7 Mbps.

3. Austrália

Apesar de a Austrália apresentar uma das maiores velocidades médias de 5G no mundo, a cobertura do serviço deixa a desejar. Pouco mais de 10 cidades — como Sydney, Melbourne e Camberra — contam com a tecnologia, cuja velocidade média é de 215,7 Mbps.

4. Taiwan

Iniciada em Taiwan em 1º de julho, a tecnologia 5G é bem recente no país. O serviço nas cidades metropolitanas foi implementado pela Far EasTone e a rede de acesso de rádio (RAN) e tecnologia de núcleo 5G são exclusivos da Ericsson. A velocidade média de download do 5G no país chega aos 210,2 Mbps.

5. Canadá

Com velocidade média de download de 178,1 Mbps, o Canadá vive uma situação semelhante a de Taiwan. A tecnologia chegou recentemente ao país, mas já cobre as principais cidades do território, como Vancouver, Calgary, Edmonton, Toronto, Ottawa e Montreal. Diversas operadoras devem lançar os serviços de 5G em 2021, aumentando ainda mais as expectativas de melhorias no setor.

Highcompressed_1116963982.jpg

Leilão do 5G no Brasil está previsto para 2021, mas primeiras experiências no país começam a ser testadas pelas operadoras. Foto: Shutterstock

6. Kwait

Embora o 5G esteja disponível no país desde 2018, os serviços comerciais da tecnologia tiveram início em junho de 2019. O Kwait ocupa a 6ª posição da lista, com velocidade média de download de 171,5 Mbps.

7. Suíça

Além dos relógios e chocolates, a Suíça também pode ser reconhecida pela sua tecnologia 5G. O país foi um dos primeiros a implantar os serviços do sucessor do 4G, mas a expansão da tecnologia foi “freada” devido aos temores de saúde sobre a radiação das antenas 5G. A demanda de cobertura em todo o país deve ficar a cargo das operadoras Salt, Sunrise e Swisscom. A velocidade média de download do país fica em 150,7 Mbps.

8. Hong Kong

Embora os serviços 5G estejam disponíveis em mais de 90% das principais áreas da Ilha de Hong Kong, a tecnologia chega em apenas 11 dos 18 distritos do território. Com início dos serviços em 1º de abril de 2020, a tecnologia 5G no local possui velocidade média de download de 142,8 Mbps.

9. Reino Unido

Com velocidade média de download 5G de 133,5 Mbps, o Reino Unido também foi um dos pioneiros na comercialização da tecnologia — que teve início em maio de 2019. Apesar de as quatro principais operadoras do Reino Unido oferecem serviços 5G, a cobertura não é tão abrangente como o esperado.

10. Alemanha

Na última posição do top 10, a Alemanha destaca-se no quesito cobertura: estima-se que cerca de 40 milhões de alemães utilizem a rede 5G. A velocidade média, no entanto, fica bem abaixo dos outros países do ranking, alcançando 102 Mbps.

Outros países

Fora do top 10, Holanda e Estados Unidos têm “presenças de honra” no ranking divulgado. Mas a decepção fica por conta do território americano, que apresenta velocidade média de download de 50,9 Mbps — menos que o dobro do serviço 4G.

joshua-hoehne-7s1j-DZ5KYQ-unsplash.jpg

Vizinho do Canadá e uma das maiores potencias mundiais do país, os EUA ficaram de fora do top 10, apresentando velocidade média de download 5G de 50,9 Mbps. Foto: Divulgação/Opensignal

As razões para os EUA figurarem na 12ª posição podem ser uma combinação da limitação do serviço no país e da popularização do espectro de banda baixa que, apesar de se sair bem no quesito cobertura, deixa a desejar no assunto rapidez.

No entanto, é bom lembrar que o serviço 5G baseado em mmWave da americana Verizon, oferece velocidades médias de 5G que alcançam 494,7 Mbps (mais rápidas que a velocidade média da Arábia Saudita). Fonte: Olhar Digital

You May Also Like

Deixe uma resposta

Follow by Email
Instagram