Trump vai retirar formalmente os EUA da OMS, diz agência

Foto: Reprodução/BCN

Presidente dos EUA havia rompido relações com a organização.

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai retirar formalmente o país da Organização Mundial da Saúde (OMS), informou um senador à agência France Presse nesta terça-feira (7).

Trump fez o anúncio inicial sobre o tema em 29 de maio: na ocasião, disse que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas.

Leia também: Bolsonaro com covid-19: presidente testa positivo em exame de coronavírus

Para Trump, a OMS foi “pressionada” pela China para dar “direcionamentos errados” ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. “O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês”, disse Trump em maio.

O rompimento com a OMS vem em meio a uma série de desentendimentos entre o organismo e os EUA. Em abril, Trump anunciou a suspensão da verba à entidade. Trump também acusou a China de estar à frente das decisões da OMS mesmo que Pequim financiasse menos o organismo do que os EUA, algo que vem sido criticado pelo presidente desde o início da pandemia. Fonte: G1

You May Also Like

Deixe uma resposta

Follow by Email
Instagram