Garoto de 13 anos envia carta para dar força a PMs baleados em tentativa de roubo: ‘Fiquem bem’

Foto: Tonny Machado

Pai do jovem de Rio das Pedras afirma que menino sonha em ser policial militar e se comoveu com a situação. Um dos agentes segue internado e o outro teve alta.

Um garoto de 13 anos, morador de Rio das Pedras (SP), escreveu uma carta para desejar recuperação aos dois policiais militares que foram baleados durante uma tentativa de assalto na terça-feira (30). A mensagem foi deixada pela mãe do jovem, chamado Gabriel Soave, no pelotão da cidade na quarta (31).

Os dois PMs evitaram um roubo à residência em que a dona da casa foi usada como escudo pelo suspeito, que atirou contra os policiais. O homem também foi atingido, conseguiu fugir e acabou detido após ser levado para a Santa Casa de Piracicaba (SP).

O pai de Gabriel, Silas Soave, de 46 anos, explicou que o adolescente sonha em seguir carreira na Polícia Militar (PM) e que decidiu escrever a carta logo que ficou sabendo da ocorrência com os dois oficiais feridos. Ele já visitou o pelotão de Rio das Pedras e outras unidades da PM em Piracicaba.

“Ele ficou sabendo do ocorrido e na mesma hora teve a iniciativa de fazer essa cartinha e enviar para a corporação porque ele fica bastante comovido com isso, policial cumprindo o serviço dele sendo baleado”, explicou Silas.

Gabriel queria até ir à Santa Casa para visitar os policiais, mas a família explicou que eles estavam se recuperando e precisavam de descanso. Então, surgiu a ideia da mensagem e coube à mãe, Nilza Soave, entregá-la.

“[A carta] foi entregue no posto de Rio das Pedras que fica perto do trabalho da mãe. Ela passou a deixou lá”.

Na carta, o adolescente afirma que está pedindo para Deus que os dois fiquem bem e possam voltar a patrulhar a cidade. “Sem vocês as coisas não seria as mesmas”, escreveu. Segundo Silas, o filho tem a intenção em conhecer os PMs quando ambos estiverem recuperados.

Gabriel Soave já visitou unidades da Polícia Militar (PM) e escreveu uma carta em apoio aos policias — Foto: Arquivo pessoal
Gabriel Soave já visitou unidades da Polícia Militar (PM) e escreveu uma carta em apoio aos policias – Foto: Arquivo pessoal

Um dos policiais tem 24 anos e teve alta durante a madrugada de quarta. Já o outro, de 29 anos, foi atingido no rosto e passou por cirurgia nesta quinta-feira na Santa Casa.Segundo o hospital, o estado de saúde ele é estável.

O PM que recebeu alta irá nesta sexta-feira ao médico da corporação para definir o tempo de afastamento.

“Sei que é uma carta pequena, mas escrevi com amor e carinho”, resumiu, na mensagem aos policiais, o jovem.

O adolescente deixou uma observação ao fim da carta em que pede desculpas pela letra. “Obs: Sei que minha letra não é das melhores mas foi o jeito que encontrei para homenageá-los com amor e carinho” (Leia, ao fim da matéria, o conteúdo completo da carta).

Em uma rede social, a PM comentou o envio da carta. “A Polícia Militar agradece seu carinho e estamos todos torcendo pela recuperação dos Policiais Militares”.

O assalto

Os oficiais patrulhavam a região quando foram surpreendidos por um suspeito saindo da residência que era roubada. Diversas viaturas de toda a região participaram da ocorrência, inclusive com policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Piracicaba.

A vítima havia acabado de chegar em casa com a filha, no Bairro Santa Maria, quando foi surpreendida pelo suspeito no portão. Ela foi atingida de raspão no rosto, atendida e liberada.

“Ele [suspeito] pegou a gente dentro do carro ainda, assim que a minha filha abriu a porta, já deu de cara com ele”, diz.

Neste momento, uma viatura da Polícia Militar passava pela rua. “Quando eu vi a viatura, comecei a gritar. Ele [suspeito] mandava eu calar a boca. A viatura parou […], os policiais veio até o portão e pediu para ele se entregar, e foi quando ele me fez de refém”, conta.

De acordo com a polícia, o bandido disparou sete tiros contra os policiais. O revólver calibre 38 utilizado no crime foi apreendido.

“O infrator utilizou a vítima como escudo para sair da residência e acabou efetuando disparos na direção dos policias”, conta o tenente Vinicius Ávila da Polícia Militar.

Um dos policiais acabou atingido no rosto e, o outro, na perna. Mesmo feridos, eles conseguiram dirigir por cerca de 17 km até a Santa Casa de Piracicaba, onde foram atendidos.

O suspeito também foi baleado no pescoço. Uma imagem de circuito de segurança mostra o momento em que ele pede socorro em um hotel de Rio das Pedras. Em seguida, ele abordou um carro e foi de encontro até familiares que o socorreram até a Santa Casa de Piracicaba, onde acabou detido.

Nesta quinta, a Santa Casa informou que o preso está entubado e sedado.

Carta

“Caros amigos SD Padovan e SD Barros, fiquei sabendo do que ocorreu com os dois e fiquei muito triste. Estou aqui por meio desta carta pedindo para Deus que os dois fiquem bem e possam voltar a patrulhar a nossa cidade Rio das Pedras, não podemos perder os dois PMs mais queridos da cidade, sem vocês as coisas não seriam as mesmas.

Padovan, você e seu parceiro SD Barros foram minha inspiração para quando entrar na polícia seguir carreira na Rocan (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas).

Sei que é uma carta pequena mas escrevi com AMOR e CARINHO. Abraços.

Deus os proteja de todo mal.

Obs: Sei que minha letra não é das melhores mas foi o jeito que encontrei para homenageá-los com amor e carinho.

Gabriel André Soave”

Carta enviada aos policiais militares pelo estudante de Rio das Pedras — Foto: Arquivo pessoal
Carta enviada aos policiais militares pelo estudante de Rio das Pedras – Foto: Arquivo pessoal

Carta enviada aos policiais militares pelo estudante de Rio das Pedras – Foto: Arquivo pessoal

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *