Novas tecnologias mudam a forma como assistimos a filmes no cinema

Campeões de bilheteria. Verdadeiros blockbusters. O cinema vive um momento super especial no que diz respeito à bilheteria. Em grande parte, os números positivos se devem ao sucesso das franquias de super heróis. Mas, outro fator também entra na conta. As aventuras desse pessoal aí ganhou cores, dimensões e sons novos graças à tecnologia que chegou às salas de cinema mais modernas. Nunca tivemos tantos recursos colocados à disposição da sétima arte.

Então, já que temos tanta novidade já instalada e tantas outras ainda por vir, vamos dividir esse nosso panorama. Vamos começar pelo que primeiro chama a atenção quando o assunto é cinema: a imagem – ou seja, a projeção.

Uma das principais evoluções em relação às projeções do cinema atual é o uso do laser como fonte de luz. Com o laser, os projetores hoje alcançam quase 98% do maior espectro de cores disponível para exibição nas telonas.

Outra novidade mais recente que surgiu é a utilização de enormes telas de LED no lugar da projeção em algumas salas. É uma aposta… que, para os cinéfilos, não tem muito futuro…

É claro que nessa história de evolução, tecnologia e experiência, sempre merecem destaque as salas Imax e sua concorrente de peso nos Estados Unidos, a THX…

Bom, as imagens impressionam, mas tem um item presente nas atuais salas que é sempre alvo de polêmica: o 3D. Tem gente que adora. Tem gente que detesta.

Se as imagens são cada vez mais impressionantes, você pode ter certeza de que a maior diferença entre o melhor home theatre doméstico e uma sala de cinema moderna está no som. E aqui, também, tem novidades super bacanas já presentes em algumas salas nacionais.

É claro que tem muitos outros itens tecnológicos presentes nas salas de cinema modernas. Tem aquelas experiências com cadeiras que balançam de acordo com o momento do filme… tem até água sendo espirrada na plateia para aumentar a sensação de imersão… mas, na nossa opinião, isso tudo tem mais a ver com parque de diversões do que com projeção e áudio que – no final das contas – são o que realmente servem para contar uma boa história.

Como deu para ver, tem um monte de coisa interessante sendo empregada para aumentar o seu prazer de ir ao cinema. É claro que tudo isso está sendo feito para que você se anime a sair de casa, e não troque a telona pela tela da televisão, que hoje é povoada pelas inúmeras atrações dos serviços de streaming… mas, a gente também vai mostrar como o cineminha em casa também ganhou reforços de tecnologia importantes nos últimos tempos. Os sistemas de home theatre também evoluíram muito. E você vai conferir algumas das principais novidades no próximo programa. Fonte: Olhar Digital

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *